domingo, 18 de setembro de 2016

Introdução alimentar aos seis meses de idade

   Oii gente, vou continuar hoje escrevendo sobre nutrição infantil, mas dessa vez vou falar sobre a introdução alimentar aos seis meses de idade do bebê.

   Sabemos que a amamentação deve ser exclusiva até os seis meses de idade. Uma introdução alimentar antes dos quatro - seis meses de idade, pode levar a infecções gastrintestinais do bebê, aumento das chances de se desnvolver alergias alimentares, implica na menor absorção de nutrientes (zinco e ferro, por exemplo. Além disso, após o parto do bebê, as glândulas mamárias do seio da mãe começam a produzir leite. E a produção do leite só é continua se há o ato de sucção. A sucção do recém-nascido estimula a descida do leite. Portanto, se ocorrer a introdução alimentar precoce, a produção de leite irá diminuir, pois não haverá estimulo o suficiente para as glândulas produzirem leite em maior quantidade. O que acontece é que algumas mães decidem, ou não conseguem amamentar (por diversos motivos, como dor, falta de conhecimento, falta de tempo e outros motivos) e acabam dando fórmulas infantis (que muitas vezes podem vir com a maltodextrina e outros ingredientes que para nós acaba sendo muito desnecessário. {Sei disso porque minha irmã foi alimentada com fórmula infantil e a gente tem aqui em casa uma das caixaa até hoje, e como terceiro ingrediente está escrito matodextrina}). E como esses bebês que recebem as fórmulas, não mamam no peito, as glândulas mamárias da mãe param de produzir leite (pois não há estímulo. Se não há estímulo, o corpo entende que não há necessida de tal produção).
   A introdução de diferentes alimentos deve ser feita de uma forma lenta, a fim de evitar alergias alimentares, e se essas alergias acontecerem, que seja fácil identificar qual alimento que causou ela.  Especialistas recomendam introduzir um novo alimento contendo somente um ingrediente, como o abacate, por exemplo, e esperar 4-5 dias para poder introduzir o próximo alimento. O recomendado é que os pais deixem o bebê pegar o alimento, segurar, colocar na boca por conta própria, "fazer a meleca", pois assim, esse bebê terá menos chances de rejeitar esses alimentos quando crescer, ele terá uma relação "mais amigavel" com os alimentos. É muito importante esse "primeiro contato" da criança com o alimento. Muitos optam pelas papinhas, pela praticidade e falta de tempo para o início da introdução alimentar, porém deve-se sempre ler a tabela nutricional, e principalmente os ingredientes ali contidos !! O ideal mesmo seria a introdução alimentar com alimentos frescos, preparados em casa, pois assim é possível saber com quais ingredientes a papinha foi feita e como ela foi feita. Se a papinha for feita em casa, o ideal seria ter cuidado (se for fazer um purê com hortaliças) com o tempo de cozimento e a temperatura da água, pois quanto mais tempo o alimento cozinha em alta temperatura, mais nutrientes esse alimento perde para a água. Para as preparações caseiras, não deve-se de maneira alguma colocar açucar. Sal não deve ser colocado e nem temperos (para o bebê sentir melhor o sabor do alimento).

Referências:

 WHITNEY ELLIE, R. R. SHARON; Nutrição 2 - Aplicações; 10ª edição norte-americana; CENGAGE Learning; 2008

GO Vieira; LR Silva; TO Vieira; JAG Almeida; Hábitos alimentares de crianças menores de um ano amamentadas e não-amamentadas; J Pediatr, 2004 - Scielo Braisl


É isso gente, espero que tenham gostado :)
Beijos

Nenhum comentário:

Postar um comentário